Políticas e gestão: o projeto da Escola da Floresta no combate às desigualdades sociais
Resumo
O presente artigo se propõe a trazer elementos de pesquisa de um projeto
Municipal intitulado Escola da Floresta, em Caçapava do Sul-RS, junto a Escola
Municipal Eliana Bassi de Melo. Modelo adaptado pelo Educador Professor José
Pacheco, da Escola da Ponte de Portugal e em parceria com a Unipampa.
Propõe-se a analisar a gestão, direção e como se desenvolvem as aulas com
metodologias ativas, para abarcar alunos em vulnerabilidade social. O exemplo de
Gestão e políticas públicas na prática visa diminuir as desigualdades sociais e
proporcionar ensino de qualidade e oportunidades. O projeto é piloto, vem sendo
desenvolvido desde 2019, inclusive ativo durante a pandemia, onde alunos
tiveram atividades e aulas online. E segue em pleno desenvolvimento, do qual
veem-se os frutos destas sementes lançadas junto a esta comunidade escolar. Os
resultados obtidos são que o projeto, embora iniciado com apoio de políticas
públicas, hoje sobrevive de apoio buscado pelos gestores. E demonstra como
projetos maiores inspiram células menores contribuindo para a inclusão de alunos
em contextos de desigualdade e vulnerabilidade social. E como a Escola da
Floresta tem este comprometimento na escola livre e trazendo as metodologias
que mudam as vidas dos que ali frequentam através de ações simples.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
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