Intervenções do professor de educação especial diante de síndromes raras do desenvolvimento
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Data
2024-10-15Autor
Machado, Andressa
Primeiro membro da banca
Theisen, Geovane Rafael
Segundo membro da banca
Negrini, Tatiane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserida na
linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”. Este estudo se insere
na temática da inclusão escolar, mais especificamente no que tange à atuação do
professor de Educação Especial frente aos desafios de síndromes raras, o processo
de escolarização desses sujeitos e as intervenções educacionais possíveis. Dessa
forma, o estudo tem por objetivo geral conhecer as estratégias e intervenções
pedagógicas adotadas por professores de Educação Especial, frente à manifestação,
na fase da infância, de síndromes raras do desenvolvimento. A abordagem em relação
à metodologia versa em torno de uma análise em prol de uma pesquisa qualitativa,
sendo essa pautada pela aplicação de um questionário com os docentes de salas de
recursos das escolas da rede pública de Santa Maria. A entrevista está estruturada
nos seguintes eixos: dados de identificação, visão a partir da formação do professor
de Educação Especial, experiência prática, recursos e suporte, colaboração, desafios
no atendimento a esses casos e formação continuada. Podemos mencionar que o
objetivo acima foi respondido em partes, tendo em vista que as participantes que
responderam ao questionário mencionaram que não existem estratégias específicas,
as orientações são individuais para cada caso, as estratégias adotadas não foram em
sua totalidade mencionadas no decorrer da pesquisa. Embora os professores de
Educação Especial possuam uma base técnica que os capacite a realizar
intervenções pedagógicas, a complexidade das síndromes raras do desenvolvimento
exige um compromisso com a formação contínua, aliado a isto necessita-se de
renovação e investimento, refletindo sobre uma colaboração interdisciplinar e uma
abordagem flexível e adaptativa. Somente assim poderão atender adequadamente às
necessidades de cada aluno, promovendo uma inclusão verdadeira e eficaz.
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