Aspectos afetivos e Ensino Superior: a relação da Matemática com a afetividade
Resumo
As relações construídas e vínculos criados em sala de aula podem ser um fator importante no ensino e na aprendizagem, principalmente quando discute-se a disciplina de Matemática. Ao levar em consideração que as emoções e sentimentos assumem um papel central na constituição do ser humano como sujeito e por sua vez, refletem em como aprende-se e
relaciona-se com novos conhecimentos. O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar pesquisas que abordem a temática afetividade na relação professor-aluno, aluno-aluno em um contexto de Ensino Superior, envolvendo o curso de Matemática. Como base teórica utiliza-se os princípios dos estudos de Jean Piaget e Henri Wallon, além de autores mais contemporâneos como Sérgio Leite e Elvira Tassoni. A fim de cumprir com o objetivo analisam-se as pesquisas que trazem esses temas em seus estudos, disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nos anos de 2015 a 2019. A partir dessa busca, foram selecionadas duas pesquisas que estão em sintonia com o objetivo geral. Dessas, discutiu-se as práticas de ensino e aprendizagem destacadas, bem como as tendências dos estudos da interface educação e afetividade. Como conclusão pode-se destacar que conforme o docente trabalha em sala de aula no Ensino Superior, o acadêmico pode ser motivado, ou
desmotivado. Assim, proporcionando uma aprendizagem efetiva, ou não. Além do mais,destaca-se que há uma certa escassez em pesquisas que abordem essa temática com a Matemática, visando que a afetividade é relacionada, em maioria, com a infância e não mais na fase adulta.
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