A Matemática ginasial em uma escola confessional no interior do Rio Grande do Sul
Resumo
A proposta deste trabalho é conhecer a história do ensino de Matemática na Escola Nossa Senhora de
Lourdes, localizada no distrito de Vale Vêneto, no Rio Grande do Sul, durante o período em que
vigorou o ginásio na instituição (1954-1980). Este estudo de caso foi motivado pela predileção de
famílias de diversas localidades do estado pela matrícula dos filhos na escola e pela forma de ensino
adotada pelas irmãs do Imaculado Coração de Maria, fundadoras da escola, a qual visava a formação
integral do ser humano, de acordo com a confessionalidade da congregação. Busca-se compreender
e relacionar a disciplina de Matemática (abordagens didáticas, formas de avaliação, relação aluno-
professor) com as finalidades, práticas e efeitos educativos almejados para os estudantes pela
congregação. A pesquisa serve-se de livros, álbuns, atas e demais documentos do acervo escolar da
referida instituição, uma bibliografia básica sobre a história da educação brasileira e regional, bem
como depoimentos verbais de ex-alunos da escola. Na posse destas fontes, realizada a sua análise e
síntese, apontam-se as razões que contribuíram para que a experiência educacional da Matemática
ginasial na Escola Nossa Senhora de Lourdes de Vale Vêneto fosse bem sucedida. Tais razões estão
relacionadas com a finalidade educacional (a formação integral do ser humano), seu regulamento e,
enfim, com a disciplina de Matemática propriamente dita.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: