Material didático sobre vertebrados ameaçados de extinção como subsídio à educação ambiental no ensino médio
Resumo
A degradação ambiental provocada pelo modelo de desenvolvimento atual levou ao declínio
da biodiversidade, destacado por organizações associadas à conservação da natureza ao redor
do mundo. O Brasil, entendido como um país megadiverso, é também afetado por essa
questão, o que evidencia a necessidade da abordagem do tema espécies ameaçadas de
extinção no ensino formal. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi criar e
disponibilizar material didático sobre espécies ameaçadas de extinção, com foco em animais
vertebrados, para professores do segundo e terceiros anos do Ensino Médio, de forma a
incentivar a aplicação do tema nas escolas e, com isso, aumentar a compreensão e
sensibilização dos estudantes sobre o assunto. Os objetivos específicos que se relacionam com
esse tema são, dessa forma, construção de material de auxílio, em forma de sequência
didática, para o trabalho docente em sala de aula sobre o tema e, por fim, divulgação e
socialização do material criado. Para o alcance desses objetivos geral e específicos, definiu-se,
a partir das competências específicas e habilidades da área de Ciências da Natureza e suas
Tecnologias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como dos princípios da
aprendizagem significativa e do ensino por investigação, a organização da sequência didática
se dá a partir dos três momentos pedagógicos, propostos por Delizoicov, Angoti e
Pernambuco (2007). A criação do material aproximou-se de uma pesquisa metodológica,
dentro de uma abordagem qualitativa. Esse processo possibilitou a organização de uma
sequência didática dividida em três etapas com duas aulas de cinquenta minutos cada,
viabilizando o desenvolvimento do tema proposto através de atividades que estimulam a
participação e protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, o
resultado final será disponibilizado ao acesso através do portal educacional online
EduCAPES, pertencente à Diretoria de Educação à Distância da Fundação Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir disso, o material será
compartilhado nas mídias sociais da autora e orientadora deste trabalho, vinculando as redes
sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para maior alcance. O produto final
estará disponível também no Manancial – Repositório Digital da UFSM.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [339]
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