Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio
Resumo
Este estudo relata a aplicação da Unidade Didática (UD): Explorando o
GenBank com alunos do ensino médio, a qual envolveu 20 horas/aula com um
grupo de 06 alunos voluntários do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar de
Santa Maria - CMSM/RS, durante o 2º semestre de 2009. A referida UD foi
desenvolvida no contraturno das atividades escolares dos alunos envolvidos na
pesquisa. A UD foi estruturada segundo os Três Momentos Pedagógicos propostos
por Delizoicov e Angotti (1994), a saber: Problematização Inicial (PI), Organização
do Conhecimento (OC) e Aplicação do conhecimento (AC). A UD constava de aulas
teóricas e práticas sobre proteínas e síntese de proteínas e acesso orientado ao
NCBI (National Center Biotechnology Information), utilizando os links OMIM e Entrez
Gene. A finalidade desta UD era identificar se os alunos compreendiam melhor a
relação DNA-RNA-proteína, utilizando as ferramentas do NCBI já citadas
anteriormente. Para avaliar esse entendimento dos alunos utilizamos mapas
conceituais baseados na tabela de pontuação proposta por Novak e Gowin (1996),
assim como entrevistas individuais e análise de testes aplicados aos mesmos. O
mapa conceitual de referência tinha 52 pontos; 02 alunos obtiveram 41 e um aluno
26 pontos. Na análise quantitativa e na qualitativa foi possível identificar um avanço
significativo nas relações conceituais desses alunos sobre síntese de proteínas. Os
dados sugerem que o acesso ao GenBank, utilizado como estratégia didática dentro
da UD, possibilitou este avanço. Identificam-se nas entrevistas com os alunos,
dificuldades em relação ao domínio da língua inglesa, que foram superadas com o
uso dos tradutores online aliado às aulas proporcionadas pelo colégio. Ainda,
avaliaram positivamente a possibilidade de conhecerem novas tecnologias. Nos pósteste
foi evidenciado um progresso nos escores de acertos sobre os assuntos
proteínas e síntese de proteínas. Finalmente, pode-se inferir que, para este pequeno
grupo que vivenciou esta experiência, a mesma se revestiu de significado.