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dc.creatorMeira, Miriam dos Santos
dc.date.accessioned2015-10-09
dc.date.available2015-10-09
dc.date.issued2015-02-10
dc.identifier.citationMEIRA, Miriam dos Santos. USING THREE-DIMENSIONAL MODELS IN EDUCATION OF HUMAN EMBRYOLOGY: CONTRIBUTION TO A SIGNIFICANT LEARNING. 2015. 88 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3544
dc.description.abstractThe inherent complexity of development of a new human being, especially when related to a lack of teaching-learning resources, makes the process of teaching-learning in the area of Human Embryology often difficult and abstract. The possibility of using and/or producing three-dimensional concrete models is recognized as an alternative capable of promoting the understanding of the different stages of human embryogenesis. Trying to evaluate, qualitatively and quantitatively, the educational potential of such macroscopic tools, three-dimensional models were used as intervention in Human Embryology lessons concerning the discipline taught to the second semester of undergraduate Biological Sciences, at Federal University of Santa Maria (UFSM), RS. To collect data, a knowledge test with illustrated and, in most of cases, closed questions was applied three times, what consisted in a pre-test, a post-theory test and a post-intervention test. The knowledge test and the models used were referring to the first four weeks of human embryogenesis. The pre-test helped in the first moment to survey the prior knowledge of the sample on the topic and, in a second moment, as a reference for comparison with the results of subsequent applications. Qualitative analysis of the tests resulted in categories of responses and quantitative analysis, in frequencies of each category and average score. Such analysis showed that the performance of the sample in the post-intervention test was considerably higher than in previous applications, what means that intervention models contributed significantly to the process of teaching and learning of the sample, what resulted in a better acquisition of knowledge about human embryonic development. The evaluation made by the sample also contributed to this statement. In this sense, it s highlighted the importance of using such pedagogical alternatives in initial and continuing teacher training, so such tools may be effectively used at different levels of science teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelos didáticospor
dc.subjectEmbriologia humanapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem em bologiapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectDidactic modelseng
dc.subjectHuman embryologyeng
dc.subjectTeaching-learning biologyeng
dc.subjectTeaching of scienceeng
dc.titleO uso de modelos tridimensionais no ensino de embriologia humana: contribuição para uma aprendizagem significativapor
dc.title.alternativeUsing three-dimensional models in education of human embryology: contribution to a significant learningeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA complexidade inerente ao desenvolvimento de um novo ser, principalmente quando aliada à falta de recursos didático-pedagógicos, torna, muitas vezes, o processo de ensino-aprendizagem, na área de Embriologia Humana, árduo e abstrato. A possibilidade de utilizar e/ou produzir modelos concretos tridimensionais é, reconhecidamente, uma alternativa capaz de favorecer o entendimento das diferentes fases da embriogênese humana. Buscando avaliar, qualitativa e quantitativamente, o potencial pedagógico de tais ferramentas macroscópicas, modelos didáticos tridimensionais foram utilizados, de forma interventiva, em aulas de Embriologia Humana referentes à disciplina ministrada ao segundo semestre da graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. Para a coleta de dados, um teste de conhecimentos com questões ilustradas e, em sua maioria fechadas, foi aplicado em três momentos distintos, constituindo um pré-teste, um teste pós-teoria e um teste pós-intervenção. O teste de conhecimentos e os modelos utilizados foram referentes às quatro primeiras semanas da embriogênese humana. O pré-teste serviu, inicialmente, para o levantamento dos saberes prévios da amostra acerca do tema em questão e, em um segundo momento, de referência para comparação com os resultados das aplicações posteriores. A análise qualitativa dos testes resultou em categorias de respostas, e a análise quantitativa nas frequências de cada categoria e na média geral de acertos. Tais análises demonstraram que o desempenho da amostra no teste pós-intervenção foi consideravelmente maior do que nas aplicações anteriores, o que permite considerar que a intervenção com os modelos contribuiu, de forma significativa, para o processo de ensino e aprendizagem da amostra, resultando, assim, em uma maior apropriação dos conhecimentos referentes ao desenvolvimento embrionário humano. A avaliação da metodologia realizada pela própria amostra também levou a esta constatação. Nesse sentido, destaca-se a importância da utilização de tais alternativas didáticas na formação inicial e continuada de professores da área, para que tais ferramentas venham a ser, efetivamente, utilizadas nos diferentes níveis do Ensino de Ciências.por
dc.contributor.advisor1Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885por
dc.contributor.referee1Scheid, Neusa Maria John
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9364946134370917por
dc.contributor.referee2Puntel, Robson Luiz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1134532326779900por
dc.contributor.referee3Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776por
dc.contributor.referee4Coelho, Gilberto
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3415305455958111por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1334268287187123por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


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