O uso de modelos tridimensionais no ensino de embriologia humana: contribuição para uma aprendizagem significativa
Abstract
A complexidade inerente ao desenvolvimento de um novo ser, principalmente quando aliada à falta de recursos didático-pedagógicos, torna, muitas vezes, o processo de ensino-aprendizagem, na área de Embriologia Humana, árduo e abstrato. A possibilidade de utilizar e/ou produzir modelos concretos tridimensionais é, reconhecidamente, uma alternativa capaz de favorecer o entendimento das diferentes fases da embriogênese humana. Buscando avaliar, qualitativa e quantitativamente, o potencial pedagógico de tais ferramentas macroscópicas, modelos didáticos tridimensionais foram utilizados, de forma interventiva, em aulas de Embriologia Humana referentes à disciplina ministrada ao segundo semestre da graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. Para a coleta de dados, um teste de conhecimentos com questões ilustradas e, em sua maioria fechadas, foi aplicado em três momentos distintos, constituindo um pré-teste, um teste pós-teoria e um teste pós-intervenção. O teste de conhecimentos e os modelos utilizados foram referentes às quatro primeiras semanas da embriogênese humana. O pré-teste serviu, inicialmente, para o levantamento dos saberes prévios da amostra acerca do tema em questão e, em um segundo momento, de referência para comparação com os resultados das aplicações posteriores. A análise qualitativa dos testes resultou em categorias de respostas, e a análise quantitativa nas frequências de cada categoria e na média geral de acertos. Tais análises demonstraram que o desempenho da amostra no teste pós-intervenção foi consideravelmente maior do que nas aplicações anteriores, o que permite considerar que a intervenção com os modelos contribuiu, de forma significativa, para o processo de ensino e aprendizagem da amostra, resultando, assim, em uma maior apropriação dos conhecimentos referentes ao desenvolvimento embrionário humano. A avaliação da metodologia realizada pela própria amostra também levou a esta constatação. Nesse sentido, destaca-se a importância da utilização de tais alternativas didáticas na formação inicial e continuada de professores da área, para que tais ferramentas venham a ser, efetivamente, utilizadas nos diferentes níveis do Ensino de Ciências.