dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | Schmidt, Angelise Cristiane Neuls | |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T14:42:32Z | |
dc.date.available | 2014-08-21T14:42:32Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/385 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The math, since long time has been seen as a difficult matter by many students, due to the context of its content, the way how it is aborted, and the methodology that the teacher uses in the classroom, are factors that influence the understanding of this discipline, That is of paramount importance, because in addition to targeting, make the
student think, reflect and solve problems, still contributes to the building of
citizenship.The relationship between teacher and student is undoubtedly very important,
it is human to make the link between liking, wanting understand something, with the
mediator and the guiding is that the teacher, it is true that the better the relationship
among the subjects, the better the learning. There is greater participation between
teacher and student, there is also a complicity in relation to content, dialogue becomes
favorable, The students and teachers can showcase their work with greater commitment,and democracy, something positive and essential to education actually happens, where students and teachers interact in pursuit of significant knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professor x aluno | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem de matemática | por |
dc.subject | Diálogo | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.title | A relação professor/aluno nas aulas de Matemática: e a importância de uma gestão democrática da sala de aula | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A Matemática, desde muito tempo é vista como uma disciplina de difícil entendimento para alguns alunos, devido ao contexto de seu conteúdo, a maneira de como ela é abordada, e a metodologia que o professor utiliza em sala de aula. Desta maneira, o estudo aqui apresentado busca investigar como a relação professor X aluno presente nas aulas de Matemática influencia no ensino e na aprendizagem. Para isso foram realizados questionários com os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio de Tio Hugo/RS. A partir das respostas apresentadas pelos alunos elencamos algumas categorias que sistematizaram as principais questões evidenciadas: 1- Relação do conteúdo com o cotidiano dos alunos; 2- Relação entre professor X aluno; 3- Tempo de estudo. A partir da análise dos resultados e da categorização feita podemos perceber a partir deste estudo, que há um grande desafio a ser pensado e trabalhado por nós gestores e enquanto professores de matemáticas estes se agravam ainda mais. Contudo, temos de buscar sempre novas alternativas, novas estratégias para mobilizar o interesse do aluno proporcionando assim um melhor processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |