A relação professor/aluno nas aulas de Matemática: e a importância de uma gestão democrática da sala de aula
Resumen
A Matemática, desde muito tempo é vista como uma disciplina de difícil entendimento para alguns alunos, devido ao contexto de seu conteúdo, a maneira de como ela é abordada, e a metodologia que o professor utiliza em sala de aula. Desta maneira, o estudo aqui apresentado busca investigar como a relação professor X aluno presente nas aulas de Matemática influencia no ensino e na aprendizagem. Para isso foram realizados questionários com os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio de Tio Hugo/RS. A partir das respostas apresentadas pelos alunos elencamos algumas categorias que sistematizaram as principais questões evidenciadas: 1- Relação do conteúdo com o cotidiano dos alunos; 2- Relação entre professor X aluno; 3- Tempo de estudo. A partir da análise dos resultados e da categorização feita podemos perceber a partir deste estudo, que há um grande desafio a ser pensado e trabalhado por nós gestores e enquanto professores de matemáticas estes se agravam ainda mais. Contudo, temos de buscar sempre novas alternativas, novas estratégias para mobilizar o interesse do aluno proporcionando assim um melhor processo de ensino e aprendizagem.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]