Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorCardoso, Silvia Silveira
dc.date.accessioned2014-02-07
dc.date.accessioned2014-02-07T12:17:23Z
dc.date.available2014-02-07T12:17:23Z
dc.date.issued2013-02-05
dc.date.submitted2014-02-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/38
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.por
dc.description.abstractIn general, the current situation in teaching-learning the English language (EL) is of great interest for education. Particularly in the context of Youth and Adult Education (EJA), teaching EL may contribute to the development of opportunities for career advancement, leisure, interest in reading and writing, in addition to being a space for contributions to the construction of citizenship where the individual may say his/her word and collectively engage in the process of teaching-learning and the development of their identity. Thus, the learning of foreign languages becomes necessary to develop and expand the possibilities of access to scientific and technological knowledge. To pursue citizenship, it is necessary to communicate, understand, know to seek information, interpret them and argue. Therefore, this research intends to contribute, reflectively, about the role of school anagement in promoting the teaching and learning of English in EJA. The methodology was characterized by a qualitative approach, with case study characteristics, and a semi-structured interview, which was conducted with two EL teachers / managers and two teachers / managers of the school management team. Based on the answers of the subjects, it was possible to realized the lack of clarity and integration of the management team with teachers / administrators.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleEnsino-aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: desafios e limites para a gestão escolarpor
dc.title.alternativeTeaching-learning English for EJA: challenges and limits in management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoDe um modo geral, o momento atual no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) é de grande interesse para a educação. Especificamente no contexto de EJA, o ensino de LI pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades de ascensão profissional, de opções de lazer, de interesse pela leitura e pela escrita; além de ser um espaço de contribuição para a construção da cidadania, em que os sujeitos possam dizer a sua palavra e engajarem-se coletivamente no processo de ensino-aprendizagem e na constituição de sua identidade. Nesse sentido, o conhecimento de línguas estrangeiras torna-se importante para desenvolver e ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Para exercer a cidadania, é necessário comunicar-se, compreender, saber buscar informações, interpretá-las e argumentar. Dessa forma, a presente pesquisa tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, acerca do papel da gestão escolar na promoção do ensino-aprendizagem de língua inglesa na modalidade EJA. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, e entrevista semiestruturada, realizada com dois professores/gestores de LI e dois professores/gestores da equipe diretiva da escola. A partir das respostas dos sujeitos participantes da pesquisa, foi possível perceber a falta de clareza e integração da equipe diretiva com os professores/gestores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples