Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: desafios e limites para a gestão escolar
Abstract
De um modo geral, o momento atual no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) é de grande interesse para a educação. Especificamente no contexto de EJA, o ensino de LI pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades de ascensão profissional, de opções de lazer, de interesse pela leitura e pela escrita; além de ser um espaço de contribuição para a construção da cidadania, em que os sujeitos possam dizer a sua palavra e engajarem-se coletivamente no processo de ensino-aprendizagem e na constituição de sua identidade. Nesse sentido, o conhecimento de línguas estrangeiras torna-se importante para desenvolver e ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Para exercer a cidadania, é necessário comunicar-se, compreender, saber buscar informações, interpretá-las e argumentar. Dessa forma, a presente pesquisa tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, acerca do papel da gestão escolar na promoção do ensino-aprendizagem de língua inglesa na modalidade EJA. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, e entrevista semiestruturada, realizada com dois professores/gestores de LI e dois professores/gestores da equipe diretiva da escola. A partir das respostas dos sujeitos participantes da pesquisa, foi possível perceber a falta de clareza e integração da equipe diretiva com os professores/gestores.
Collections
- Gestão Educacional [295]