Um estudo dos fatores de atribuição em textos acadêmicos de Letras e Psicologia à luz da Teoria Holística da Atividade e da linguística de corpus
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a constituição do papel social do professor de Letras
contrapondo-o ao de uma profissão emancipada como a Psicologia, observando a assimetria interna
dos sistemas alopoiéticos e a endogenia dos sistemas autopoiéticos. Para tanto, utilizaram-se os
pressupostos metodológicos da Linguística de Corpus para analisar e comparar corpora, compostos
por textos veiculados em trabalhos finais de graduação (TCCs), monografias lato sensu, dissertações
e teses stricto sensu das áreas de Letras e Psicologia. Inicialmente, questionou-se como as análises
macro e microscópicas, geradas pelos programas TreeTagger, WordSmith Tools 6.0 e Mapeador
Semântico, relacionam-se à análise multidimensional. Em um segundo momento, averiguou-se que
eixos (axiológico, deôntico e/ou epistêmico alético) caracterizam linguisticamente o perfil profissional
dos educadores linguísticos e dos psicólogos. Na terceira fase, buscou-se verificar que concepções
são recorrentes nos corpora a partir da análise dos clusters das linhas de concordância. Essas
perguntas de pesquisa foram respondidas à luz da Teoria Holística da Atividade. Neste estudo,
enfoca-se essa teoria nas questões sobre o desenvolvimento profissional na oposição entre
processos autopoiéticos e alopoiéticos (RICHTER, 2011). Na sequência dos estudos, observou-se o
enquadramento de cada profissão com base no levantamento estatístico e qualitativo dos corpora. O
enfoque da análise foi no fator de atribuição que caracteriza os papéis sociais e a modelagem
profissional. Após o desenvolvimento da revisão da literatura, passou-se para os aspectos
metodológicos que sustentam esta análise. A coleta dos textos que compõem os corpora foi realizada
via internet, por meio da visitação aos bancos de dados de bibliotecas de universidades brasileiras.
Também foram coletados textos nas bibliotecas de universidades públicas e privadas de Santa Maria.
Após a formação dos corpora, os textos foram convertidos para o formato txt (texto sem formatação).
Os textos da área de Letras foram separados em dois grupos, profissionais de mercado e
profissionais da academia, enquanto o corpus de Psicologia não sofreu subdivisões. Os corpora
foram etiquetados e extraíram-se as classes de palavras com resultados mais elevados. Passou-se,
assim, para a utilização do software WordSmith Tools 6.0 com a obtenção de resultados quantitativos
para as lexias em destaque na WordList. Posteriormente, passou-se para o mapeamento semântico
dessas lexias e separação em subcategorias. De posse dos resultados do mapeamento, iniciou-se a
análise multidimensional. Os resultados dessa análise apontam o destaque para as competências
gnoseológica e praxeológica e para os verbos modais deve e pode . A análise dos concords foi
efetuada com as lexias que pertencem a essas categorias. Os resultados finais apontam para uma
diferenciação entre profissões emancipadas e não emancipadas. As primeiras orientam sua formação
e atuação profissional pelo Conselho Federal de Ética e, as segundas, nas orientações encontradas
nos textos acadêmicos de profissionais com especializações e nas orientações dos documentos
oficiais. Mais especificamente, o corpus com os textos da área da Psicologia aponta para indícios
linguísticos voltados para uma autopoiesis, característico das profissões regulamentadas e os
profissionais da área de Letras subdividem-se em indícios linguísticos alopoiéticos (profissionais de
mercado) e quase autopoiéticos (profissionais da academia).