dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Ferrareze, Dinara Sara Wegner | |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T12:04:51Z | |
dc.date.available | 2014-09-03T12:04:51Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/416 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The present work started because of the need to investigate the questions,
doubts and contradictions realized in many educators on the inter-subject
practice and what are the difficulties found in order to work with transversal
themes from this practice. In order to do so, one made a qualitative approach,
joining the bibliographical field research, with the application of questionnaires
to eight teachers from two schools of the municipal net in Constantina/RS.
When one considers the globalized world, he realizes that the schools need
new ways of management in order to follow this process. This way, it is
necessary to think about the school curriculum in a way that involves
economical, political and cultural questions in the formation of individuals. And
this is the context in which the inter-subject practice is inserted, understood by
many as an organization, a voluntary articulation and coordinated from the
disciplinary actions, oriented by a common interest. This purpose has been
conquering a very significant space in the school context, but in order for it to be
effectively done, it s necessary to integrate the contents, training of educators,
constant meetings – not only in planning meetings or pedagogical meetings –
and a collective commitments in the interdisciplinary actions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.title | A interdisciplinaridade nas séries finais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | The inter-subject relation in the final years of the fundamental school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho surgiu pela necessidade em investigar as inquietações, dúvidas e contradições percebidas em muitos educadores sobre a prática interdisciplinar e quais as dificuldades encontradas para se trabalhar com temas transversais a partir dessa prática. Para tanto, empreendeu-se uma abordagem qualitativa, aliando à pesquisa bibliográfica a pesquisa de campo, com a aplicação de questionários a oito educadores de duas escolas da rede municipal de ensino de Constantina/RS. Ao considerar o mundo globalizado, percebe-se que as escolas necessitam de novas formas de gestão para que consigam acompanhar este processo. Desta forma, é necessário pensar o currículo escolar de maneira que este envolva questões econômicas, políticas e culturais na formação dos indivíduos. E é neste contexto que está inserida a prática interdisciplinar, entendida por muitos como uma organização, uma
articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum. Esta proposta vem conquistando um espaço bastante significativo no contexto escolar, mas para que seja efetivada de fato, é necessário integração de conteúdos, capacitação dos educadores, encontros constantes - não apenas em reuniões de planejamento ou encontros pedagógicos - e um comprometimento coletivo nas ações interdisciplinares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |