A interdisciplinaridade nas séries finais do ensino fundamental

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Data
2009-08-08Autor
Ferrareze, Dinara Sara Wegner
Metadata
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O presente trabalho surgiu pela necessidade em investigar as inquietações, dúvidas e contradições percebidas em muitos educadores sobre a prática interdisciplinar e quais as dificuldades encontradas para se trabalhar com temas transversais a partir dessa prática. Para tanto, empreendeu-se uma abordagem qualitativa, aliando à pesquisa bibliográfica a pesquisa de campo, com a aplicação de questionários a oito educadores de duas escolas da rede municipal de ensino de Constantina/RS. Ao considerar o mundo globalizado, percebe-se que as escolas necessitam de novas formas de gestão para que consigam acompanhar este processo. Desta forma, é necessário pensar o currículo escolar de maneira que este envolva questões econômicas, políticas e culturais na formação dos indivíduos. E é neste contexto que está inserida a prática interdisciplinar, entendida por muitos como uma organização, uma
articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum. Esta proposta vem conquistando um espaço bastante significativo no contexto escolar, mas para que seja efetivada de fato, é necessário integração de conteúdos, capacitação dos educadores, encontros constantes - não apenas em reuniões de planejamento ou encontros pedagógicos - e um comprometimento coletivo nas ações interdisciplinares.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1010]