dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Pedebos, Margarete de Fátima Tiecher | |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T12:42:23Z | |
dc.date.available | 2014-09-08T12:42:23Z | |
dc.date.issued | 2007-11-24 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/438 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The Inclusive Education is undoubtedly one of the biggest challenges of the
educational system. Developed in the 70, the Inclusive Education involves much
more than a student with special needs, it also involves the family, school and
society. So this is the focus of this study: the inclusion of deaf students in the regular
class. With this work, search is examining the circumstances interactive those
students down with their teachers and fellow listeners inside the classes of the
network of regular education. Thus, it is intended to examine as has been given to
these students insertion in the context of the common class where most students is
listener, speaker and user of a language verbally articulated and captured
auditivamente. It is believed that this language brings impacts regarding possibilities
for interaction, communication and construction of knowledge by the deaf, as the
language of signs, as they are known, are articulated by signs and captured visually.
Finally, the study is focused on the impact of these circumstances involving nonexistence
of a common language territory, with consequences for the explanation of
ideas and dialogue authentic, mainly because school teachers are unprepared to
meet this clientele. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Escola regular | por |
dc.title | A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo | por |
dc.title.alternative | The interaction surdo-ouvintes in space school inclusive | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema educacional. Desenvolvida na década de 70, a Educação Inclusiva envolve muito mais do que o aluno com necessidades especiais, ela envolve também a família, a escola e a sociedade. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos surdos na classe regular. Com este trabalho, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas ouvintes no interior das classes da rede regular de ensino. Assim, pretendese examinar como tem se dado a inserção desses alunos no contexto da classe
comum em que a maioria dos alunos é ouvinte, falante e usuário de uma língua articulada verbalmente e captada auditivamente. Acredita-se que essa situação
lingüística traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento por parte do surdo, pois as línguas de sinais1, como bem se tem conhecimento, são articuladas por sinais e captadas visualmente. Enfim, o estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a nãoexistência de um território lingüístico comum, com conseqüências para a explicitação de idéias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola/professores estão despreparados para atender essa clientela. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |