Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 42
-
Adaptações curriculares de pequeno porte: peça fundamental para atender os alunos incluídos e garantir o seu acesso e permanência na escola
(2007-11-23)Através deste artigo pretende-se focalizar as questões que abarcam as adaptações curriculares e suas implicações educacionais no sistema regular de ensino. A pesquisa foi realizada nas escolas do sistema municipal de ... -
Alteridade deficiente: o processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja - RS
(2007-11-24)Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a alteridade deficiente na busca do processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja, Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, são ... -
A avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino
(2007)Discute-se nesse estudo a avaliação dos alunos com necessidades educacionais incluídos na rede municipal de São Borja, procurando analisar se as adaptações curriculares estão ou não acontecendo no processo avaliativo dos ... -
As concepções sobre inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais no município de Pinhal Grande
(2007-10)O presente trabalho teve como objetivo identificar e compreender as concepções dos professores e alunos do ensino regular, bem como, de pais de pessoas com necessidades educacionais especiais, do Município Pinhal Grande, ... -
Deficiência mental em sala de aula e a expectativa da família em relação ao seu filho
(2007)Trata-se o presente de um artigo monográfico, decorrente de pesquisa em especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – e propõe-se a apresentar a importância da inclusão de alunos com deficiência ... -
Dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e impulsividade - TDAH
(2007-12-01)O presente estudo abordou o tema - Dificuldades de Aprendizagem escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Impulsividade - TDAH, desenvolvendo a pesquisa a partir de um estudo de caso numa ... -
Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pelo transtorno oposição e síndrome do pânico
(2007-10-17)Pretende-se com este artigo oferecer subsídios para a escola ampliar seus conhecimentos sobre a diferença dos seus alunos. Esta atitude faz-se necessária e urgente, devido à apresentação de diferentes comportamentos ... -
Educação de surdos e os espaços escolares
(2007-10-22)O presente artigo focaliza a Educação de Surdos e os espaços escolares. Nesse sentido, através de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo em duas (2) escolas municipais de Ensino Fundamental da zona urbana, busca ... -
A educação física como ferramenta de inclusão de crianças com déficit cognitivo
(2007)O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem por tema principal evidenciar a importância que a Educação Física exerce no trabalho com crianças com déficit cognitivo nos anos iniciais do ... -
A Educação Física e a surdez
(2007-12)Com esse trabalho procurou-se verificar se as crianças surdas participam das aulas de Educação Física em suas respectivas escolas, visando identificar as ações que constituem um dispositivo facilitador, ou não, para o ... -
A educação inclusiva e a informática: transformações e desafios das práticas pedagógicas
(2007-10)Este artigo tem por objetivo discutir a utilização da informática na educação inclusiva. Diante disto, abordaremos temas como: informática, educação e inclusão, presentes na sociedade atual, e, em muitas de nossas escolas, ... -
Educação inclusiva: quais reflexões devemos ter em mente para implantar uma educação inclusiva?
(2007-10-05)O presente artigo traz uma reflexão sobre a educação inclusiva, tendo como objetivo principal a compreensão em torno das diferenças, bem presentes no dia-adia da escola e o desafio de se promover uma transformação ... -
A EJA – educação de jovens e adultos como instrumento na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007)Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelos professores da EJA Educação de Jovens e Adultos, seu constante aprendizado, para promover a inclusão de alunos que apresentaram, no desenrolar de sua vida escolar, ... -
Formação continuada de professores para a inclusão: cursos de capacitação e a prática docente
(2007-11-23)Esse artigo pretende refletir e analisar as representações que os professores têm sobre os cursos de capacitação e sua influência na prática docente e como o educador pode oportunizar através de uma educação de real qualidade ... -
A formação do professor e sua relação na aprendizagem dos alunos
(2007)A reflexão sobre práticas educacionais, formação e transformação de metodologias nunca foi tão intenso como agora. Professores, pais e alunos, todos fazem parte desse processo de mudanças que ocorre no contexto educacional. ... -
O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
(2007)O principal objetivo desta pesquisa é provocar uma discussão sobre as possíveis causas do fracasso escolar do aluno surdo evidenciado por meio do alto índice de reprovação e repetência. Neste trabalho, são apontadas ... -
A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivo
(2007)Este artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo ... -
Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
(2007)O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação ... -
A importância da língua de sinais nas escolas
(2007-11-23)A legislação tem provocado algumas mudanças na área da educação ao estabelecer que os alunos com necessidades educativas especiais devem receber atendimento na rede regular de ensino e não mais segregados em escolas de ... -
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
(2007-11-23)O presente artigo visa ao resultado de uma pesquisa realizada em nível do Curso Pós-Graduação Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. Nesse artigo, objetiva-se investigar o contexto ...