Listar Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 42
-
Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
(2007)Esta pesquisa objetiva discutir a questão da dislexia, enfocando suas definições, procurando descrever as causas, as características principais e evolução dos transtornos de leitura, bem como avaliar o papel da família e ... -
Lúdico no contexto da sala de aula
(2007)Ao constatar a ausência de motivação e uma grande lacuna de aprendizagem com índices elevados de reprovação nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhar na segunda série com alunos apresentando dificuldades de ... -
Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
(2007)O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação ... -
A avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino
(2007)Discute-se nesse estudo a avaliação dos alunos com necessidades educacionais incluídos na rede municipal de São Borja, procurando analisar se as adaptações curriculares estão ou não acontecendo no processo avaliativo dos ... -
O mercado de trabalho e a inclusão de pessoas com deficiência
(2007)O presente é o relato de uma pesquisa em nível de especialização - Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo - que se propõe a apresentar uma reflexão sobre a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, no ... -
O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
(2007)O principal objetivo desta pesquisa é provocar uma discussão sobre as possíveis causas do fracasso escolar do aluno surdo evidenciado por meio do alto índice de reprovação e repetência. Neste trabalho, são apontadas ... -
A EJA – educação de jovens e adultos como instrumento na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007)Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelos professores da EJA Educação de Jovens e Adultos, seu constante aprendizado, para promover a inclusão de alunos que apresentaram, no desenrolar de sua vida escolar, ... -
A formação do professor e sua relação na aprendizagem dos alunos
(2007)A reflexão sobre práticas educacionais, formação e transformação de metodologias nunca foi tão intenso como agora. Professores, pais e alunos, todos fazem parte desse processo de mudanças que ocorre no contexto educacional. ... -
O processo de inclusão de alunos com déficit cognitivo nos anos iniciais do ensino fundamental
(2007)A escola tem como papel fundamental, desenvolver as potencialidades de seus educandos, incentivando o senso crítico, a responsabilidade social, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, vinculada à liberdade ... -
Inclusão de alunos com déficit cognitivo: contribuições da sala de recursos e suas metodologias para as adaptações curriculares
(2007)A Educação Inclusiva trouxe inúmeras reflexões, discussões e buscou criar situações que nos fazem perceber o quanto ainda é necessário aprender a respeitar as diferenças dos os alunos, pois muitos deles, mesmo em sala de ... -
A educação física como ferramenta de inclusão de crianças com déficit cognitivo
(2007)O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem por tema principal evidenciar a importância que a Educação Física exerce no trabalho com crianças com déficit cognitivo nos anos iniciais do ... -
Deficiência mental em sala de aula e a expectativa da família em relação ao seu filho
(2007)Trata-se o presente de um artigo monográfico, decorrente de pesquisa em especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – e propõe-se a apresentar a importância da inclusão de alunos com deficiência ... -
A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivo
(2007)Este artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo ... -
Pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho
(2007)O presente artigo versa sobre pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho e tem por objetivo analisar as representações construídas acerca da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, bem como a aceitação ... -
O mercado de trabalho e a inclusão de pessoas com deficiência
(2007)O presente é o relato de uma pesquisa em nível de especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – que se propõe a apresentar uma reflexão sobre a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, no ... -
As concepções sobre inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais no município de Pinhal Grande
(2007-10)O presente trabalho teve como objetivo identificar e compreender as concepções dos professores e alunos do ensino regular, bem como, de pais de pessoas com necessidades educacionais especiais, do Município Pinhal Grande, ... -
A educação inclusiva e a informática: transformações e desafios das práticas pedagógicas
(2007-10)Este artigo tem por objetivo discutir a utilização da informática na educação inclusiva. Diante disto, abordaremos temas como: informática, educação e inclusão, presentes na sociedade atual, e, em muitas de nossas escolas, ... -
O trabalho da professora da SADA e a inclusão
(2007-10)O presente artigo procurou identificar as estratégias utilizadas pela professora da SADA (Sala de Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem) que visam auxiliar a aprendizagem de um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit ... -
Educação inclusiva: quais reflexões devemos ter em mente para implantar uma educação inclusiva?
(2007-10-05)O presente artigo traz uma reflexão sobre a educação inclusiva, tendo como objetivo principal a compreensão em torno das diferenças, bem presentes no dia-adia da escola e o desafio de se promover uma transformação ... -
A influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência
(2007-10-05)O presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila ...