A avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino
Resumo
Discute-se nesse estudo a avaliação dos alunos com necessidades educacionais incluídos na rede municipal de São Borja, procurando analisar se as adaptações curriculares estão ou não acontecendo no processo avaliativo dos respectivos alunos e assim provocar discussões para a implementação nos textos dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas do município de São Borja, RS, da possibilidade de realização de adaptações curriculares (de pequeno porte) como uma ação necessária para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Este artigo foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, por meio de questionários e levantamento de dados diretamente nas escolas, com os professores que possuem alunos com necessidades educacionais especiais, com questionamentos referentes ao conhecimento dos educadores sobre a inclusão; sobre o que sabem e entendem por adaptações curriculares e o que entendem por avaliação diferenciada. Percebe-se através dos dados coletados que os professores não têm clareza sobre conceitos como inclusão, e não realizam uma avaliação diferenciada com os alunos que possuem necessidades educacionais especiais, pois não sabem o que é e como devem realizar as adaptações curriculares.