O processo de estratégia em empresas agropecuárias: uma apreciação crítica
Resumo
Este trabalho propõe uma Metodologia de Formulação e Implementação do Processo de Estratégia em Empresas Agropecuárias, e uma apreciação crítica desse processo na empresa agropecuária. Por meio dessa proposição, procurou-se ressaltar o devido nível de importância e reconhecimento que as empresas agropecuárias representam como poderoso fator de promoção econômico, revelados pela temática do agribusiness. Uma vez que este estudo está caracterizado como estudo de caso, dentro da categoria multicasos, nele foram aplicados alguns dos procedimentos de coleta de evidências, como entrevistas, análise documental, observação direta e observação participante. A pesquisa, ainda, caracteriza-se em exploratória, quantos aos objetivos, e em qualitativa, quanto à natureza. Em linhas gerais, a conclusão-chave do estudo foi a percepção da carência das metodologias estudadas na literatura, em oposição ao revelado na pesquisa de campo, em relação: (I) às questões de preparação das pessoas à mudança, (II) adequação da empresa, (III) formulação compartilhada, (IV) implementação da Estratégia e (V) controle baseado em orçamento e indicadores, (VI) além do vínculo entre indicadores estratégicos e o plano de remuneração. Baseado nestas constatações, a metodologia apresentada neste trabalho propõe como primeira etapa do processo de Formulação de Estratégia em empresas agropecuárias o que chama de Preparação/Sensibilização. A segunda etapa, chamada de Criatividade Estratégica, nada mais é do que o início da Formulação da Estratégia. Na metodologia proposta, a Estratégia inicia com a formulação da Visão de futuro da empresa. A terceira etapa corrobora em duas partes (avaliação do ambiente interno, e avaliação do ambiente externo) com a seqüência normalmente prescrita das etapas básicas das metodologias do Processo de Estratégia analisadas e inclui também uma fase percebida na pesquisa de campo a Avaliação do Desempenho Atual da empresa. Esta Avaliação do Desempenho Atual é condição para subsidiar a formulação dos Indicadores de desempenho, que vem mais adiante no processo. Prosseguindo, a quarta etapa da metodologia proposta, denominada de Formulação, inclui a criação do Orçamento, Macro-Estratégias, e Indicadores. A quinta etapa inicia o segundo aspecto importante do Processo de Estratégia, conforme descrito por Andrews, o qual interrelaciona-se com a Formulação: a Implementação. Por fim, tem-se a etapa do Controle. Estas seis etapas são compostas por fases internas e passam por um processo de retro-alimentação permanente. Finalmente, conclui-se que além da utilização desta metodologia específica, as empresas agropecuárias precisam reconhecer a presença de variáveis que intervêm particularmente em seu ambiente externo e que influenciam diretamente o relacionamento entre o Processo de Estratégia e o desempenho da empresa. A presença dessas variáveis intervenientes externas caracterizam a empresa agropecuária como de natureza frágil, particular, instável e perversa no tratamento da Administração Estratégica.