O sistema de produção de carne suína avipal e as estratégias da empresa voltadas para a exportação
Resumo
Este trabalho analisou o sistema de produção de carne suína da empresa Avipal, bem como identificou as principais barreiras comerciais não-tarifárias e avaliou as estratégias da Avipal voltadas para o principal mercado externo, o russo. As abordagens sobre sistemas de produção, administração estratégica, comércio internacional e barreiras comerciais orientaram a análise. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a descritiva, abordando o estudo de caso da Empresa Avipal. Concluiu-se que a Empresa adota o sistema de produção integrado, entre produtores de suínos e agroindústria, o que lhe confere maior controle sobre o produto e dá vantagem competitiva no mercado internacional. As estratégias utilizadas pela Empresa estão vinculadas à produção integrada, a diversificação de mercados e a inovação tecnológica. Em um sentido mais amplo, constatou-se que as estratégias estão fortemente atreladas às exigências de seu principal comprador, a Rússia, a qual estabelece cotas de importação e impõe um rigoroso controle fitossanitário. A diversificação de mercados foi utilizada pela Empresa devido as incertezas que envolvem o estabelecimento de cotas e o controle fitossanitário. A inovação tecnológica ocorreu através das mudanças na organização da produção e no processo.