Inovação no transporte público: um estudo sobre bilhetagem eletrônica
Resumo
O conceito de inovação ganhou ênfase e se difundiu no século XX sob o arcabouço teórico das teorias do Desenvolvimento Econômico e ganhou destaque pela verificação dos efeitos positivos das inovações de gestão, processo e produto no desenvolvimento econômico das
nações, instituições e empresas. Considerando o aumento da complexidade no cenário competitivo, a palavra-chave da era pós-industrial é inovação que, para ser alcançada pelas
empresas, exige novas estratégias, capacidades e competências. No setor de transporte público do Rio Grande do Sul os impactos causados pelas mudanças da dinâmica de mercado e do advento de novas tecnologias transformaram as demandas de passageiros, fizeram crescer as exigências dos usuários dos serviços e do Poder Concedente. Essas mudanças permitem supor que houve necessidade de ganhar eficiência e eficácia operacional em um setor econômico
que possuía uma situação relativamente estável. Ganhar eficiência nas operações de transporte público passa a ser a questão-chave para as empresas transportadoras, mas como qualificar as operações, reduzindo as ineficiências e ineficácias existentes? Ante as demandas dos transportadores urbanos e interurbanos de passageiros, foi desenvolvido um sistema para controlar compra, venda e utilização de passagens denominado bilhetagem eletrônica . Este
sistema fornece subsídios para o efetivo controle das operações, qualificando a gestão das informações, permitindo às empresas de transporte público obter dados mais precisos e um gerenciamento mais eficiente e eficaz. O presente estudo compreendeu a análise das melhorias obtidas com a implementação do sistema de bilhetagem em cidades do Rio Grande do Sul discriminadas como Casos α; β; e γ no intuito de verificar se as melhorias na gestão das informações proporcionada pela bilhetagem eletrônica possuem características que a definam como uma inovação. Foram coletados dados de natureza qualitativa por entrevistas e
análise documental que foram analisados utilizando-se análise de conteúdo e dados secundários referentes à quantidade de veículos em circulação e passageiros transportados nas
cidades abrangidas pela pesquisa. Constatou-se que os efeitos característicos de uma inovação estão em consonância com os resultados da bilhetagem nos casos analisados, fazendo deste sistema uma forma de se alcançar a inovação. Seguindo os preceitos escolhidos para este
trabalho é pertinente reforçar que foram considerados inovadores os efeitos causados pela bilhetagem e não o sistema per se, pois a bilhetagem é um meio para se alcançar a inovação e não uma inovação per se.