Sustentabilidade e estratégia em empresas industriais do setor de artefatos de borracha
Resumo
Várias mudanças estão afetando a sustentabilidade do planeta e começam a alterar o modo de percepção das organizações, acarretando consequências e alterações em suas estratégias organizacionais. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre as práticas de sustentabilidade, estratégia e o processo de internacionalização de empresas industriais do setor de artefatos de borracha. A realização da pesquisa aconteceu em duas fases distintas, sendo a primeira uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva com entrevistas semi-estruturadas. A concretização empírica da pesquisa qualitativa deu-se em duas unidades industriais de grande porte do Estado do Rio Grande do Sul, uma localizada na cidade de São Leopoldo e a outra na cidade de Santa Cruz do Sul, as duas de origem brasileira, que atuam no setor de artefatos de borrachas. A segunda fase da pesquisa compreendeu a aplicação de uma pesquisa de natureza quantitativa e descritiva, em que se propôs a caracterização da empresa, gestão estratégica da sustentabilidade, a experiência internacional e o desempenho exportador das empresas pesquisadas. Os dados estatísticos e descritivos da pesquisa quantitativa foram coletados nas empresas associadas da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha ABIARB, Sindicato das Indústrias de Borrachas do Rio Grande do Sul SINBORSUL e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo SINDIBOR. Os resultados da fase qualitativa evidenciaram que as empresas analisadas envolvem seus fornecedores e acionistas na gestão socioambiental; os parceiros externos são envolvidos na estratégia sustentável; evidenciam várias barreiras internas na implantação da sustentabilidade; sensibilizam os funcionários quanto à sustentabilidade; procuram inovar tendo a sustentabilidade como uma iniciativa integrada da ação empresarial; são empresas internacionalizadas com estágio avançado; e utilizam a consciência sustentável em seu desempenho estratégico. Os resultados da fase quantitativa evidenciaram que as empresas pesquisadas são, na maioria, de pequeno e médio porte, com experiência no mercado de atuação, atuam no ramo de artefatos leves (internacionalizadas) e na indústria de borracha (não internacionalizada). De modo geral, foi possível verificar que as empresas analisadas envolvem os stakeholders e seus funcionários nas estratégias sustentáveis; se internacionalizam via exportação, por meio de intermediários no Brasil e encontram-se em estágio inicial de internacionalização. Os dados analisados permitiram identificar a elevada importância atribuída à sustentabilidade com poucas barreiras à sua implantação. Além disso, é possível afirmar que as ações voltadas para as práticas de gestão da sustentabilidade contribuem positivamente para o desempenho exportador, confirmando as hipóteses da pesquisa.