dc.contributor.advisor | Naujorks, Maria Inês | |
dc.creator | Padilha, Sávio Lopes | |
dc.date.accessioned | 2014-09-16T12:07:32Z | |
dc.date.available | 2014-09-16T12:07:32Z | |
dc.date.issued | 2007-11-06 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/460 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | In the current times it is observed a frequent search of concepts and procedures to
overcome the daily challenges found in the society. Dentre these challenges are the
one of guaranteeing to everybody in an indiscriminate way the exercise of the
citizenship. Not more it is rare to speak in inclusion and less rare it is to speak on
inclusion in the education, referring to the people with special needs. In this work the
inclusive education, it was approached with the objective of showing the school
reality of the daily in fifteen schools of the municipal and state public net of São
Borja's city, where he/she took place a brief research based on objective answers to
a questionnaire, approaching pedagogic aspects of the teaching and still the
methodologies and applied plannings, everybody returned to the students' carriers of
special needs inclusion in those schools of regular teaching. It is ended that for a
Real practice of the inclusion, it is necessary that a larger participation of the society
as a whole, still the creation of teams interdisciplinares, a change of values and
attitudes, planning and investment in the area of professional training, that it is
known, dependent of the State, but not only of this, to facilitate the right to the regular
education the people with special needs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Necessidades especiais | por |
dc.subject | Capacitação profissional | por |
dc.title | A inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação física | por |
dc.title.alternative | The inclusion of the students carriers of special needs in the physical education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | Nos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício da cidadania. Não mais é raro falar-se em inclusão e menos raro é falar sobre inclusão na educação, referindo-se às pessoas com necessidades especiais. Neste trabalho a educação inclusiva, foi abordada com o objetivo de mostrar a realidade do cotidiano escolar em quinze escolas da rede pública municipal e estadual da cidade de São Borja, onde realizou-se uma breve pesquisa baseada em respostas objetivas a um questionário, abordando aspectos pedagógicos do ensino e ainda as metodologias e planejamentos aplicados, todos voltados à inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nessas escolas de ensino regular. Conclui-se que para uma real prática da inclusão, é necessário que uma maior participação da sociedade como um todo, ainda a criação de equipes interdisciplinares, uma mudança de valores e atitudes, planejamento e investimento na área de capacitação profissional, que se sabe, dependente do Estado, mas não somente deste, para possibilitar o direito à educação regular a pessoas com necessidades especiais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |