Manifestações da cultura organizacional em empresas virtuais - um estudo de caso
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar como se formam os diferentes níveis de
manifestação da cultura em empresas onde as interações por meios eletrônicos predominam.
Para tanto, são identificadas as ferramentas para transmissão de informações nas empresas em
estudo e os processos de interações adotados, buscando identificar a ideologia central, valores
expostos e percebidos e as práticas culturais, entre as quais os mitos, os rituais e os símbolos.
Foram analisadas, segundo o método de estudo de caso integrado, sete empresas virtuais,
caracterizadas pela ausência de sede física, afastamento geográfico dos colaboradores e
interações predominantemente por meios digitais. As fontes de evidências adotadas foram
entrevistas semi-estruturadas com gestores e colaboradores das empresas virtuais, análise
documental e análise do conteúdo constantes nas páginas das organizações na internet e dos
entrevistados nas redes sociais. Os dados coletados foram analisados sob a ótica da análise de
conteúdo, identificando-se manifestações culturais nas empresas virtuais analisadas. Pela
perspectiva da diferenciação, foi possível verificar que os enfrentamentos cotidianos resultam
em experiências compartilhadas, embora essas experiências tenham significados distintos para
cada membro da organização. Então, as interações por meios digitais se mostraram suficientes
para permitir o compartilhamento de propósitos e objetivos. A disponibilidade de informações
na internet sobre as empresas aliada à facilidade de acesso aos gestores facilitam a
disseminação de valores, embora, muitas vezes, esses valores se confundam com as
características pessoais dos próprios gestores. Como contribuições, o presente estudo permite
alguns entendimentos sobre as empresas virtuais, principalmente quanto ao uso do tempo, ao
estabelecimento de parcerias e à flexibilização do trabalho, possibilitando ainda reflexões
sobre os limites entre público e privado nas empresas que utilizam o teletrabalho.