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dc.creatorMello, Luciany Abreu de
dc.date.accessioned2017-04-18
dc.date.available2017-04-18
dc.date.issued2014-05-30
dc.identifier.citationMELLO, Luciany Abreu de. Validation of an instrument performance evaluation of engineers course by theory of response to item. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4700
dc.description.abstractIn recent decades, a new theory called Item Response Theory (IRT) has been progressively studied and successfully applied in the construction and analysis of tests. The IRT proposes a set of mathematical models that relate one or more latent traits of an individual with the probability of this to give right answer to an item, this relation is expressed in such a way that the higher the skill, the greater the probability of getting the item (ANDRADE et al. 2000). This bias, the present study aimed to construct and validate an instrument for evaluating the performance of undergraduate engineers, as perceived by the students, from the Item Response Theory. Data collection was conducted through a questionnaire consisting of twenty-six closed items based on Likert scale with responses ranging into four levels of agreement. The instrument assessed the technical and behavioral skills of the undergraduate program coordinator grouped into four dimensions: interpersonal / leadership, responsibility, communication and productivity / commitment for data analysis, we resorted to the exploratory factor analysis and factor analysis of full information . For the validation of the questionnaire used the Logistic Model Parameters 2 (ML2) proposed by TRI. The results indicate twenty items with good ability to discriminate the response of the individual, giving quality to items. The remaining six items, indicated as unsatisfactory should be reworked, retested and validated in future studies, as well as their dimensions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectCompetências do coordenador de cursopor
dc.subjectTeoria da resposta ao itempor
dc.subjectPerformance evaluationeng
dc.subjectPowers of the course coordinatoreng
dc.subjectItem response theoryeng
dc.titleValidação de um instrumento de avaliação de desempenho de coordenadores de curso pela teoria da resposta ao itempor
dc.title.alternativeValidation of an instrument performance evaluation of engineers course by theory of response to itemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNas últimas décadas, uma nova teoria denominada Teoria de Resposta ao Item (TRI) vem sendo, progressivamente, estudada e aplicada com sucesso na construção e análise de testes. A TRI propõe um conjunto de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes de um indivíduo com a probabilidade deste dar certa resposta a um item, sendo esta relação expressa de tal forma que, quanto maior a habilidade, maior a probabilidade de acerto no item (ANDRADE et al., 2000). Nesse viés, o presente estudo buscou construir e validar um instrumento de avaliação de desempenho de coordenadores de curso de graduação, segundo a percepção dos alunos, a partir da Teoria da Resposta ao Item. A coleta de dados foi realizada mediante questionário composto de vinte e seis itens fechados, baseado na escala Likert, com respostas variando em quatro níveis de concordância. O instrumento avaliou as competências técnicas e comportamentais do coordenador de curso de graduação agrupadas em quatro dimensões: relacionamento interpessoal/ liderança, responsabilidade, comunicação e produtividade/ compromisso Para análise dos dados, recorreu-se à análise fatorial exploratória e à análise fatorial de informação plena. Para a validação do questionário utilizou-se o Modelo Logístico de 2 Parâmetros (ML2) proposto pela TRI. Os resultados encontrados apontaram vinte itens com boa capacidade de discriminar a resposta do indivíduo, conferindo qualidade aos itens. Os seis itens restantes, apontados como insatisfatórios devem ser reformulados, testados novamente e validados em estudos futuros, bem como as respectivas dimensões.por
dc.contributor.advisor1Vey, Ivan Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777378P6por
dc.contributor.referee1Costa, Vânia Medianeira Flores
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779320Y7por
dc.contributor.referee2Ghilardi, Wanderlei José
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177399Y6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039032329034184por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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