Validação de um instrumento de avaliação de desempenho de coordenadores de curso pela teoria da resposta ao item
Fecha
2014-05-30Metadatos
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Nas últimas décadas, uma nova teoria denominada Teoria de Resposta ao Item (TRI) vem sendo, progressivamente, estudada e aplicada com sucesso na construção e análise de testes. A TRI propõe um conjunto de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes de um indivíduo com a probabilidade deste dar certa resposta a um item, sendo esta relação expressa de tal forma que, quanto maior a habilidade, maior a probabilidade de acerto no item (ANDRADE et al., 2000). Nesse viés, o presente estudo buscou construir e validar um instrumento de avaliação de desempenho de coordenadores de curso de graduação, segundo a percepção dos alunos, a partir da Teoria da Resposta ao Item. A coleta de dados foi realizada mediante questionário composto de vinte e seis itens fechados, baseado na escala Likert, com respostas variando em quatro níveis de concordância. O instrumento avaliou as competências técnicas e comportamentais do coordenador de curso de graduação agrupadas em quatro dimensões: relacionamento interpessoal/ liderança, responsabilidade, comunicação e produtividade/ compromisso Para análise dos dados, recorreu-se à análise fatorial exploratória e à análise fatorial de informação plena. Para a validação do questionário utilizou-se o Modelo Logístico de 2 Parâmetros (ML2) proposto pela TRI. Os resultados encontrados apontaram vinte itens com boa capacidade de discriminar a resposta do indivíduo, conferindo qualidade aos itens. Os seis itens restantes, apontados como insatisfatórios devem ser reformulados, testados novamente e validados em estudos futuros, bem como as respectivas dimensões.