A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
Resumo
O presente estudo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos de graduação sobre os canais de comunicação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dentro dessa perspectiva, tem-se o caso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que desenvolve por intermédio de sua Assessoria de Comunicação (ASCOM-UFMA) uma gama de ações e produtos comunicacionais direcionados para seus públicos e produzidos a partir de diferentes núcleos que compõem o setor. De modo descritivo, optou-se por um levantamento do tipo survey, empregando-se uma abordagem em duas etapas. Primeiramente o método de mensuração Familiaridade-Receptividade como forma de avaliar o quão familiar e favorável é a imagem dos veículos de comunicação da IFES. Complementarmente, a mensuração do conteúdo da imagem dos objetos por meio da escala de diferencial semântico, analisando dimensões de significado conotativo. Os resultados encontrados apontam, de modo geral, uma boa imagem dos veículos para o público de alunos, como também, especificamente, servem de indicadores para o desenvolvimento e/ou manutenção de estratégias de comunicação organizacional a partir de cada um dos veículos estudados.