Gestão escolar: limites e possibilidades para a cooperação entre os pares
Resumo
O presente trabalho possui como tema a Gestão Escolar: Limites e possibilidades para a cooperação entre os pares, trazendo definições, e a Gestão Democrática como umas das possibilidades. Os participantes da pesquisa são professores e diretores das escolas urbanas municipais de Ensino Fundamental do Município de Sobradinho - RS, os quais foram entrevistados no período de agosto e setembro do ano de 2013. Para responder a problemática de "Como as formas de gestão praticada em escolas de educação básica possibilitam e ou limitam a cooperação entre os pares", utilizou-se da pesquisa bibliográfica, qualitativa e estudo de caso. Através desse estudo concluiu-se que ao pensarmos numa gestão democrática participativa, nos contrapomos à gestão individualizada, buscando a autonomia escolar que não acontece na realidade das escolas pesquisadas, pois a falta de tempos e espaços faz com que a cooperação e a interação entre os pares se tornem ilusória e cada vez mais distante devido a limitações e mudanças ocorridas no decorrente ano. Apontam-se possibilidades de transformação dessa realidade na busca da melhoria nas relações humanas, na qualidade do ensino e na tão sonhada Gestão Democrática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]