dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Pires, Eliane | |
dc.date.accessioned | 2014-09-30T13:33:23Z | |
dc.date.available | 2014-09-30T13:33:23Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/520 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This survey, conducted in the Guarani Indian Reservation Flower Forest, near the
State School Indigenous Primary School Karai Tataendy Verá Claudio Acosta, in the
municipality of Estrela Velha/RS, analyzed the challenges in the process of building
the PPP. Referrals are characterized as methodological approach of qualitative case
study. The information provided by the chief, one indigenous teacher, one director
and educational coordinator was through semi-structured interviews. We used
content analysis to build the categories: participation as a principle of democratic
management in the construction process of the PPP; challenges; construction stages
of the PPP and identity of indigenous culture. During the construction of PPP was
found that there were many challenges, the process is happening in a democratic
way through political participation, depending on the desires of all who were involved
in it to preserve their own culture and habits of the Guarani people. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Escola indígena | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Os desafios da construção do projeto político-pedagógico em uma escola da reserva indígena de Estrela Velha/RS | por |
dc.title.alternative | The challenges of building project political teaching in a school of indigenous Estrela Velha/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, realizada na reserva indígena guarani Flor da Mata, junto à Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Karaí Tataendy Verá Claudio Acosta, no
município de Estrela Velha/RS, analisou os desafios no processo de construção do PPP. Os encaminhamentos metodológicos caracterizam-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. As informações, cedidas pelo cacique, um professor indígena, uma diretora e uma coordenadora pedagógica foram através de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise de conteúdo para construir as categorias: participação como princípio da gestão democrática no processo de construção do PPP; os desafios; etapas de construção do PPP e identidade da cultura indígena. Durante a construção do PPP constatou-se que muitos foram os desafios enfrentados. O processo está acontecendo de forma democrática através da participação política, em função dos anseios de todos os que nele estiveram envolvidos para preservar a cultura e hábitos próprios do povo guarani. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |