Os desafios da construção do projeto político-pedagógico em uma escola da reserva indígena de Estrela Velha/RS
Abstract
Esta pesquisa, realizada na reserva indígena guarani Flor da Mata, junto à Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Karaí Tataendy Verá Claudio Acosta, no
município de Estrela Velha/RS, analisou os desafios no processo de construção do PPP. Os encaminhamentos metodológicos caracterizam-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. As informações, cedidas pelo cacique, um professor indígena, uma diretora e uma coordenadora pedagógica foram através de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise de conteúdo para construir as categorias: participação como princípio da gestão democrática no processo de construção do PPP; os desafios; etapas de construção do PPP e identidade da cultura indígena. Durante a construção do PPP constatou-se que muitos foram os desafios enfrentados. O processo está acontecendo de forma democrática através da participação política, em função dos anseios de todos os que nele estiveram envolvidos para preservar a cultura e hábitos próprios do povo guarani.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]