dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Santin, Daianna de Oliveira Feliciano | |
dc.date.accessioned | 2014-10-30T10:32:47Z | |
dc.date.available | 2014-10-30T10:32:47Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/591 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.title | Prática pedagógica de inclusão social em uma escola municipal educação infantil da região central do RGS: desafios da docência | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este artigo foi escrito com base em uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de
Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, e teve como principal
objetivo compreender como uma escola municipal de Educação Infantil de Santa Maria
compreende a inclusão social e que práticas pedagógicas de inclusão social são
realizadas pelos professores desta EMEI para que as crianças sejam de fato sujeitos
históricos e de direitos, como citado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil (2009). Para obter os dados, realizaram-se observações junto ás
crianças, questionários com perguntas abertas entregue aos professores, análise de fatos ocorridos na região onde está esta escola, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Constatou-se que as professoras que participaram da pesquisa conhecem a temática e atribuem grande importância a uma prática que evite a exclusão social na educação infantil, adotando o respeito aos interesses e particularidades das crianças.
Com o trabalho conclui-se que a formação ofertada aos professores ainda não os prepara para estes desafios, mas que estas têm buscado coletivamente qualificar-se nos processos de construção, consolidação e vivência das propostas nos espaços em que estão inseridas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |