Prática pedagógica de inclusão social em uma escola municipal educação infantil da região central do RGS: desafios da docência
Abstract
Este artigo foi escrito com base em uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de
Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, e teve como principal
objetivo compreender como uma escola municipal de Educação Infantil de Santa Maria
compreende a inclusão social e que práticas pedagógicas de inclusão social são
realizadas pelos professores desta EMEI para que as crianças sejam de fato sujeitos
históricos e de direitos, como citado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil (2009). Para obter os dados, realizaram-se observações junto ás
crianças, questionários com perguntas abertas entregue aos professores, análise de fatos ocorridos na região onde está esta escola, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Constatou-se que as professoras que participaram da pesquisa conhecem a temática e atribuem grande importância a uma prática que evite a exclusão social na educação infantil, adotando o respeito aos interesses e particularidades das crianças.
Com o trabalho conclui-se que a formação ofertada aos professores ainda não os prepara para estes desafios, mas que estas têm buscado coletivamente qualificar-se nos processos de construção, consolidação e vivência das propostas nos espaços em que estão inseridas.