dc.contributor.advisor | Stimamiglio, Neusa Maria Roveda | |
dc.creator | Silva, Eliane Machado da | |
dc.date.accessioned | 2014-10-31T13:22:27Z | |
dc.date.available | 2014-10-31T13:22:27Z | |
dc.date.issued | 2013-09-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/594 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper permeated interdisciplinary practices possible and meaningful when working art and mathematics through experiences with small children in the class A PRE exercise in my teaching in kindergarten having as their basis ideas, interactions, needs, raising hypotheses and problem solving. You can enable a child to construction of mathematical thought through experiences with art, taking into account their interests and needs? The project was to meet the theoretical assumptions that underlie a pedagogical concepts that values the child's spontaneous, highlighting the role of the teacher as a mediator of the teaching-learning process, allowing the construction of early mathematical concepts through the use of a space-time enables the imaginative games, role playing games and activities corporal and artistic expression. The theoretical basis of this study built along the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education aims to develop mathematical thinking and artistic actions in children through challenging problem solving, interpretation, understanding and relationship with the environment. To foster a discussion with the authors of research that are references to early childhood education as Derdik (2010), Cunha (2011), Richter (2004), Smole (2000), Vygotsky (2009), among others. The paper will show that it is possible and meaningful work art and mathematics through experiences with small children having as basis the ideas, interactions, needs and characteristics of the group. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Interdisciplinar | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança | por |
dc.title.alternative | Languages of the child: a corporality playfulness in construction and concepts of initial number for child. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação Infantil tendo como embasamento suas ideias, interações, necessidades, levantamento de hipóteses e resolução de problemas. É possível possibilitar à criança a construção do pensamento matemático, através das experiências com a Arte, levando em conta seus interesses e necessidades? O projeto foi ao encontro dos pressupostos teóricos que embasam uma proposta pedagógica que valoriza os conceitos espontâneos da criança, destacando o papel do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem, possibilitando a construção dos conceitos matemáticos iniciais através da utilização de um espaço-tempo que possibilite os jogos imaginativos, jogos de dramatização e atividades de expressão corporal e artística. A base teórica deste estudo construída ao longo do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil tem como objetivos desenvolver o pensamento matemático e artístico nas crianças através de ações desafiadoras na resolução de problemas, interpretação, compreensão e relação com o meio. Ao permear a discussão com as pesquisas de autores que são referências para a Educação Infantil como: Derdik (2010), Cunha (2011), Richter (2004), Smole (2000), Vygotsky (2009), entre outros. O artigo mostrará que é possível e significativo trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas tendo como embasamento as ideias, interações, necessidades e especificidades do grupo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |