As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
Resumo
Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação Infantil tendo como embasamento suas ideias, interações, necessidades, levantamento de hipóteses e resolução de problemas. É possível possibilitar à criança a construção do pensamento matemático, através das experiências com a Arte, levando em conta seus interesses e necessidades? O projeto foi ao encontro dos pressupostos teóricos que embasam uma proposta pedagógica que valoriza os conceitos espontâneos da criança, destacando o papel do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem, possibilitando a construção dos conceitos matemáticos iniciais através da utilização de um espaço-tempo que possibilite os jogos imaginativos, jogos de dramatização e atividades de expressão corporal e artística. A base teórica deste estudo construída ao longo do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil tem como objetivos desenvolver o pensamento matemático e artístico nas crianças através de ações desafiadoras na resolução de problemas, interpretação, compreensão e relação com o meio. Ao permear a discussão com as pesquisas de autores que são referências para a Educação Infantil como: Derdik (2010), Cunha (2011), Richter (2004), Smole (2000), Vygotsky (2009), entre outros. O artigo mostrará que é possível e significativo trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas tendo como embasamento as ideias, interações, necessidades e especificidades do grupo.