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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorMoraes, Aline de
dc.date.accessioned2014-11-06T10:09:15Z
dc.date.available2014-11-06T10:09:15Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/610
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractTalking into account the following scenario: Are the good results of the municipal school X in Campo Bom due to the use of formative assessment? This research investigates whether the formative assessment can generate better performance in the significant change needs to happen in the institutions regarding assessment and evaluation. Through case study, the research took place in a municipal school in the city of Campo Bom/RS in which the ideas of democratic management are applied. The work is divided into four chapters. The first is about the concepts in evaluation and assessment. The second chapter is based on identifying characteristics of the formative assessment which is the focus of this research. The third part is about the educational context and in the evaluation and assessments. The fourth chapter shows some results, the most apparent was that through democratic management the school X built its own system of formative assessment and its application resulted in a considerable improvement in the behavior of the students, making the environment more dynamics and propitious to the learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleEntendendo e compreendendo a aplicação da avaliação formativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPartindo do problema: Os bons resultados da Escola Municipal X na cidade de Campo Bom deve-se à utilização da avaliação formativa? Busca-se, nesta pesquisa, investigar se a avaliação formativa pode gerar um melhor desempenho na aprendizagem e na disciplina. Isto porque é significativa a importância de acontecer uma mudança na forma de avaliar na instituição escola. Através de estudo de caso, a pesquisa tem como lócus uma escola municipal da cidade de Campo Bom, RS, que tem como base ideias de gestão democrática. O trabalho estará dividido em quatro capítulos. O primeiro fazendo uma retrospectiva nos conceitos de avaliação, o segundo identificando característica da avaliação formativa o foco desta pesquisa, o terceiro buscando entender o papel da gestão escolar no contexto educativo e de avaliação. O quarto capítulo apresenta alguns resultados, os mais evidentes foram que através da gestão democrática a escola X construiu seu próprio sistema de avaliação formativa e a partir de seu funcionamento a disciplina voltou ao ambiente escolar, propiciando um espaço mais prazeroso, dinâmico e com diálogo para a aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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