Entendendo e compreendendo a aplicação da avaliação formativa
Resumen
Partindo do problema: Os bons resultados da Escola Municipal X na cidade de Campo Bom deve-se à utilização da avaliação formativa? Busca-se, nesta pesquisa, investigar se a avaliação formativa pode gerar um melhor desempenho na aprendizagem e na disciplina. Isto porque é significativa a importância de acontecer uma mudança na forma de avaliar na instituição escola. Através de estudo de caso, a pesquisa tem como lócus uma escola municipal da cidade de Campo Bom, RS, que tem como base ideias de gestão democrática. O trabalho estará dividido em quatro capítulos. O primeiro fazendo uma retrospectiva nos conceitos de avaliação, o segundo identificando característica da avaliação formativa o foco desta pesquisa, o terceiro buscando entender o papel da gestão escolar no contexto educativo e de avaliação. O quarto capítulo apresenta alguns resultados, os mais evidentes foram que através da gestão democrática a escola X construiu seu próprio sistema de avaliação formativa e a partir de seu funcionamento a disciplina voltou ao ambiente escolar, propiciando um espaço mais prazeroso, dinâmico e com diálogo para a aprendizagem.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]