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dc.contributor.advisorConstante, Sônia Elisabete
dc.creatorMerlo, Sandra
dc.date.accessioned2014-11-11T11:01:52Z
dc.date.available2014-11-11T11:01:52Z
dc.date.issued2013-12-19
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/619
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe paper analyzes the document types of a private company concerning its core activities. The institution selected for this study is Taperinha Real Estate Agency, which has operated in the real estate business in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul, since 1973. The company sells and rents real estate, as well as it manages condominiums. The general goal of the paper is to identify the context of document production of this company concerning its core activities and the functional elements that internally characterize it and the document type. The following are the specific objectives: to identify the current status of existing files in the company; to get to know the organizational structure of the company from its core activities; to identify the types of documents; and to map the information flow of the core activities. The methodological procedures are the collection of data using an instrument designed for this purpose, the direct observation in these sectors, the study of the company's constitutional documents and of those generated from its activities. The conceptual issues underlie the files, business files and activities, documents, activity and document type, the life cycle and the theory of the three ages, document management, archive functions, traditional and contemporary archival, archival and real estate legislation. The objectives proposed for this research were achieved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArquivo empresarialpor
dc.subjectArquivo privadopor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectTipologia documentalpor
dc.subjectAtividades-fimpor
dc.titleContextualização dos tipos documentais da imobiliária Taperinha, Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeContextualization of the document types of Taperinha real estate agency, Santa Maria, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho versa a respeito do levantamento dos tipos documentais de uma empresa privada a partir de suas atividades-fim. A instituição escolhida para a realização deste estudo foi a Imobiliária Taperinha, a qual atua no mercado imobiliário na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, desde 1973 e tem por objetivo a comercialização e administração de imóveis atuando na indústria imobiliária e a natureza de suas atividades-fim se divide entre os setores de locação e venda de imóveis e administração de condomínios. Como objetivo geral, definiu-se identificar o contexto de produção documental de uma empresa do ramo imobiliário a partir de suas atividades-fim, considerando os elementos funcionais que o caracterizam internamente e a tipologia documental. Assim, abordou-se no decorrer da pesquisa os seguintes objetivos específicos: Identificar a situação atual dos arquivos existentes na empresa; Conhecer a estrutura organizacional e as funções da empresa a partir de suas atividades-fim; Levantar as tipologias dos documentos imobiliários a partir de suas atividades-fim e Mapear os fluxos informacionais das atividades-fim. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram a coleta de dados por meio de instrumento elaborado para esta finalidade, observação direta nos setores, estudos nos documentos de constituição da empresa e nos gerados a partir das atividades-fim. As questões conceituais perpassam os arquivos; arquivos empresariais e as atividades-fim; documentos de arquivo, espécie, atividade e tipo documental; o ciclo vital e a teoria das três idades; a gestão de documentos; as funções arquivísticas, diplomática tradicional e contemporânea; legislação arquivística e imobiliária. Destaca-se aqui que os objetivos propostos para esta pesquisa foram atingidos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

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