Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.creatorFranceschette, Danusa
dc.date.accessioned2014-11-13T11:30:05Z
dc.date.available2014-11-13T11:30:05Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/625
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractEnvironmental education has emphasized its importance in basic education through collective work between teachers and students involving the school community. This monograph, realized in five phases, aims to sensitize students about issues of waste through the documentary " Island of Flowers ", to provide the students to rethink their practices with regard to the environment. Accordingly, through the production of a play by students of Environmental Group in José Rech School in Passa Sete / RS, allowing them to act as multipliers of knowledge by passing information about the theme. This work is an action research of qualitative analysis, by presenting results in a descriptive way, through the collecting evidence of students from the 7th and 8th year and 8th grade of Elementary School and three teachers of the School as well as the director, and the observation of the researcher during her pedagogical practice with the people who participated to realize the research. The statements were extremely important, and it is possible to notice that the students were able to act as multipliers, as well as positive results emerged inside and outside the school environment, showing that the proposed activities (theater and video) can be used as an environmental education tool.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDocumentário “Ilha das Flores”por
dc.subjectResíduospor
dc.subjectTeatropor
dc.titleO uso de documentário e teatro como ferramentas de educação ambiental com alunos da EMEF José Rech, Passa Sete, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Ambiental tem sua importância ressaltada na educação básica através do trabalho coletivo entre professores e alunos envolvendo a comunidade escolar. A presente monografia, realizada em cinco etapas, tem por objetivo sensibilizar os alunos quanto à problemática dos resíduos através do documentário “Ilha das Flores”, para propiciar aos mesmos o repensar de suas práticas com relação ao meio ambiente. Nesse sentido, através da produção de uma peça teatral, pelos alunos do Grupo Ambiental da Escola José Rech, de Passa Sete/RS, permitindo que atuem como multiplicadores de conhecimento ao repassarem informações a respeito do tema. Trata-se de uma pesquisa-ação de análise qualitativa, com a apresentação de resultados de forma descritiva, possibilitada através da coleta de depoimento dos alunos do 7º e 8º Ano e 8ª Série do Ensino Fundamental e de três professoras da Escola,bem como da Diretora, e pela observação da pesquisadora no seu fazer pedagógico com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos foram de extrema relevância, e pode-se perceber que os alunos conseguiram atuar como multiplicadores, assim como surgiram resultados positivos dentro e fora do ambiente escolar, mostrando que as atividades propostas (vídeo e teatro) podem ser utilizadas como ferramenta de educação ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples