O uso de documentário e teatro como ferramentas de educação ambiental com alunos da EMEF José Rech, Passa Sete, RS
Resumen
A Educação Ambiental tem sua importância ressaltada na educação básica através do trabalho coletivo entre professores e alunos envolvendo a comunidade escolar. A presente monografia, realizada em cinco etapas, tem por objetivo sensibilizar os alunos quanto à problemática dos resíduos através do documentário “Ilha das Flores”, para propiciar aos mesmos o repensar de suas práticas com relação ao meio ambiente. Nesse sentido, através da produção de uma peça teatral, pelos alunos do Grupo Ambiental da Escola José Rech, de Passa Sete/RS, permitindo que atuem como multiplicadores de conhecimento ao repassarem informações a respeito do tema. Trata-se de uma pesquisa-ação de análise qualitativa, com a apresentação de resultados de forma descritiva, possibilitada através da coleta de depoimento dos alunos do 7º e 8º Ano e 8ª Série do Ensino Fundamental e de três professoras da Escola,bem como da Diretora, e pela observação da pesquisadora no seu fazer pedagógico com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos foram de extrema relevância, e pode-se perceber que os alunos conseguiram atuar como multiplicadores, assim como surgiram resultados positivos dentro e fora do ambiente escolar, mostrando que as atividades propostas (vídeo e teatro) podem ser utilizadas como ferramenta de educação ambiental.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]