dc.contributor.advisor | Schwaab, Silvia Guareschi | |
dc.creator | Gattermann, Andréa | |
dc.date.accessioned | 2014-12-01T11:24:38Z | |
dc.date.available | 2014-12-01T11:24:38Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/628 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Believing that the work of the counselor can be of great relevance guided challenges and have a focused social practice in the service of public school contribution is that we developed the present research . The interest was to understand what the possible contributions of educational guidance service in the school context as a whole, due to the fact that we are experiencing a growing situation of cases of students who have learning difficulties , lack of affect , motivation , esteem , ignoring fundamental values and principles to learn and have a good and happy life . The survey was conducted at a state school for local educational Carazinho, whose employees the management team, teachers , parents and students . This monograph is a qualitative approach , and instruments for data collection , we used participant observation and interviews through questionnaires , and also the literature . The survey results were satisfactory , because I realized that the job of the supervisor is not only speak but mostly in hearing subjects , investigating possible problems , guiding how the best way to overcome them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Orientação educacional | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Orientação educacional: os desafios para o século XXI | por |
dc.title.alternative | Educational guidance: challenges for the twenty- first century | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Por acreditar que o trabalho do orientador educacional possa ser de grande relevância pautada de desafios e ter uma contribuição voltada à prática social, a serviço da escola pública, é que desenvolveu-se a presente pesquisa. O interesse foi o de entender quais as possíveis contribuições do serviço de orientação educacional no contexto escolar como um todo, devido ao fato de estarmos vivenciando uma situação crescente de casos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, falta de afeto, motivação, estima baixa, desconhecendo valores e princípios fundamentais para aprender e ter uma vida digna e feliz. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino do município de Carazinho, tendo como colaboradores a equipe gestora, professores, pais e alunos. Este trabalho monográfico tem abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação participante e a entrevista através de questionários, e, ainda, a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, pois pude perceber que o trabalho do orientador não está só em falar mas principalmente em ouvir os sujeitos, investigando possíveis problemas, orientando como a melhor maneira de superá-los. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |