Orientação educacional: os desafios para o século XXI
Abstract
Por acreditar que o trabalho do orientador educacional possa ser de grande relevância pautada de desafios e ter uma contribuição voltada à prática social, a serviço da escola pública, é que desenvolveu-se a presente pesquisa. O interesse foi o de entender quais as possíveis contribuições do serviço de orientação educacional no contexto escolar como um todo, devido ao fato de estarmos vivenciando uma situação crescente de casos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, falta de afeto, motivação, estima baixa, desconhecendo valores e princípios fundamentais para aprender e ter uma vida digna e feliz. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino do município de Carazinho, tendo como colaboradores a equipe gestora, professores, pais e alunos. Este trabalho monográfico tem abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação participante e a entrevista através de questionários, e, ainda, a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, pois pude perceber que o trabalho do orientador não está só em falar mas principalmente em ouvir os sujeitos, investigando possíveis problemas, orientando como a melhor maneira de superá-los.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]