Mostrar registro simples

dc.creatorMiranda, Vivian Castro de
dc.date.accessioned2009-06-15
dc.date.available2009-06-15
dc.date.issued2009-02-27
dc.identifier.citationMIRANDA, Vivian Castro de. The grotesque media: image strategies in charges in the press. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6295
dc.description.abstractThis dissertation analysis has as theme the grotesque media. In such way, the general objective seeks to understand the grotesque through the humor cartoons in the printed media journalism. The justification for such research is the possibility to understand better the phenomenon through the gear of the humorous texts. For this, parting from a semiological approach, some specific objectives were proposed: (i) understand the expressive manners that the grotesque assumes in the press media, which represent certain modes of discursiveness; (ii) explicit the senses constructed in the humorous text, specially the grotesque, once the comical aspect appeals to it and (iii) point out the discursive strategies used for the construction of senses, that is, the constructions in terms of language (visual, verbal) that operate while textual strategies are demonstrated, above all, through images. We wish to demonstrate that the grotesque is a signification that operates as a start for the comical aspect in the newspapers. Some of the conclusions which can be pointed out are: the existence of an interface information/amusement, once the meaning of the charges are related to or extend the meaning of the news, the relevance of the visual component of the expression in terms of the construction of the senses in these texts and the demonstration of different discursive strategies in what refers to the enunciation of the journalistic humor.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrotescopor
dc.subjectComicidadepor
dc.subjectEstratégia de imagempor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectGrotesqueeng
dc.subjectComic aspecteng
dc.subjectImage strategyeng
dc.subjectPresseng
dc.subjectSenseeng
dc.titleO grotesco midiático: estratégias de imagem nas charges de imprensa.por
dc.title.alternativeThe grotesque media: image strategies in charges in the presseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta análise dissertativa tem como temática o grotesco midiático. De tal modo, o objetivo geral busca compreender o grotesco através do desenho de humor de mídia jornalística impressa. A justificativa para tal desdobramento se dá diante da possibilidade de compreender melhor o fenômeno pela engrenagem dos textos humorísticos. Para tanto, a partir de uma abordagem semiológica, propõe-se como objetivos específicos: (i) compreender as modalidades expressivas que o grotesco assume na mídia impressa, que representam certos modos de discursivização; (ii) explicitar os sentidos construídos no texto de humor, especialmente o grotesco uma vez que a comicidade a ele recorre e (iii) apontar as estratégias discursivas utilizadas para a construção dos sentidos, ou seja, as construções em termos de linguagem (visual, verbal) que operam enquanto estratégias textualizadoras, manifestas, sobretudo, através de imagens. Busca-se demonstrar que o grotesco é uma significação que opera como princípio para a comicidade nos jornais. Algumas das conclusões que podem ser apontadas são: a existência de uma interface informação/entretenimento uma vez que os sentidos das charges se relacionam ou ampliam os sentidos da notícia, a relevância do componente visual da expressão em termos da construção dos sentidos nesses textos e a manifestação de diferenciadas estratégias discursivas no que se refere às modalidades de enunciação do humor jornalístico.por
dc.contributor.advisor1Peruzzolo, Adair Caetano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259U6por
dc.contributor.referee1Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3por
dc.contributor.referee2Rocha, Sibila
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709335P9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200631J6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples