O grotesco midiático: estratégias de imagem nas charges de imprensa.
Fecha
2009-02-27Metadatos
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Esta análise dissertativa tem como temática o grotesco midiático. De tal modo, o objetivo geral busca compreender o grotesco através do desenho de humor de mídia
jornalística impressa. A justificativa para tal desdobramento se dá diante da possibilidade de compreender melhor o fenômeno pela engrenagem dos textos humorísticos. Para tanto, a partir de uma abordagem semiológica, propõe-se como objetivos específicos: (i) compreender as modalidades expressivas que o grotesco assume na mídia impressa, que
representam certos modos de discursivização; (ii) explicitar os sentidos construídos no texto de humor, especialmente o grotesco uma vez que a comicidade a ele recorre e (iii)
apontar as estratégias discursivas utilizadas para a construção dos sentidos, ou seja, as construções em termos de linguagem (visual, verbal) que operam enquanto estratégias
textualizadoras, manifestas, sobretudo, através de imagens. Busca-se demonstrar que o grotesco é uma significação que opera como princípio para a comicidade nos jornais.
Algumas das conclusões que podem ser apontadas são: a existência de uma interface informação/entretenimento uma vez que os sentidos das charges se relacionam ou ampliam
os sentidos da notícia, a relevância do componente visual da expressão em termos da construção dos sentidos nesses textos e a manifestação de diferenciadas estratégias
discursivas no que se refere às modalidades de enunciação do humor jornalístico.