Não é TV Estratégias Comunicacionais da HBO no Contexto das Redes Digitais
Resumo
Compreender as estratégias comunicacionais adotadas pela rede televisiva norteamericana
HBO no contexto das redes digitais é o objetivo deste trabalho. O estudo de caso
contempla a observação online e à distância de uma amostragem intencional que abrange
múltiplos produtos e serviços da emissora ao longo de sua trajetória. Na primeira parte do
trabalho, o percurso estratégico da HBO é estudado a partir da perspectiva de Reeves, Rogers e
Epstein (1996, 2002, 2006, 2007) sobre as eras da TV I, II e III. A emissora foi a primeira rede
a cabo norte-americana a oferecer conteúdo exclusivo para seus assinantes e, mais tarde,
inaugurou a produção de filmes para a televisão, séries e minisséries entre as redes televisivas
de acesso fechado. A segunda parte da pesquisa aborda as estratégias utilizadas pela HBO a
partir de meados dos anos 2000, quando a emissora passa a considerar o cenário digital no
qual o fluxo de conteúdos produzidos pelas redes de televisão e as trocas recíprocas por parte
dos públicos ocorrem entre múltiplos suportes midiáticos (Lotz; 2007; Gabriel, 2010). As
ações estratégicas da HBO apontam para algumas das características da presente configuração
televisiva, as quais incluem as ações que incentivam a participação ativa e a conversação entre
os espectadores em redes digitais, o fortalecimento da presença digital própria da rede de
televisão e a busca por plataformas complementares de distribuição de conteúdo e por fontes
adicionais de renda no contexto da Cauda Longa (Anderson, 2006). As estratégias adotadas
pela HBO na última década permitem identificar as dinâmicas específicas que regem a
televisão na cultura da convergência (Jenkins, 2008), as quais caracterizam a quarta fase
televisiva norte-americana proposta neste trabalho, a era da TV IV.