Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
Resumo
A formação continuada deve visar fundamentalmente o aperfeiçoamento e a qualificação do educador para o exercício de sua função, na perspectiva de construção de um profissional crítico e reflexivo. O educador deve estar em constante busca de aperfeiçoamento de compreensão de si próprio e do mundo em que vive e atua. A transformação parte da reflexão, num movimento dialético entre teoria e prática, em que o educador rompe com o tradicional e abre espaço para o novo, na busca constante de atualização. A presente pesquisa tem o propósito de investigar relação da formação continuada dos professores com a qualidade da educação bem como, a importância dada pelos educadores a esse processo de formação. O estudo apóia-se numa abordagem qualitativa, através de pesquisa do tipo estudo de caso. Para coletar os dados da pesquisa utilizou-se observação direta e entrevistas semiestruturadas com gestores, professores, pais e alunos, os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Chegando a seguinte síntese situacional: há consenso entre os envolvidos na pesquisa que a formação continuada, se desenvolvida adequadamente, interfere diretamente na qualidade da prática educativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]