Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
Resumo
Esta pesquisa científica considera uma celebridade política, o senador Romário Faria, no espaço público digital, fazendo uma análise das publicações e das interações contidas em seu perfil oficial no Facebook. Por meio da análise de conteúdo das postagens com maior interação a cada semana, somada aos trinta primeiros comentários, em um período de doze meses, busca-se entender a maneira pela qual é possível ocorrer um debate, informando e questionando os sujeitos das práticas sociais. Para tanto, há o acionamento das teorias de espaço público digital, dos estudos de Esteves (2011), Habermas (2003) e Weber (2007), utilizando os operadores de deliberação propostos por Marques (2011), e os estudos de celebridades de Rojek (2008), de Street (2012), de Turner (2004), de França (2014) e de Campanella (2012). Ao final desta etapa, observou-se que os pressupostos de celebridade incidem diretamente nas interações entre os sujeitos e a reciprocidade de Romário na rede social digital implicou em certa especialização e racionalização da comunicação por parte dos sujeitos que teciam comentários, contribuindo para que aos poucos a efetivação de um espaço público digital se concretize.