O exercício materno e paterno em casos de crianças com deficiência auditiva
Resumo
Este estudo teve por objetivos conhecer como ocorre o exercício paterno e materno diante de crianças com deficiência auditiva; investigar se há dificuldades no desempenho desses exercícios; assim como conhecer a visão dos pais (pais e mães) em relação à deficiência auditiva. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi realizada no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico, no Setor de Habilitação e Reabilitação Auditiva da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Em um total de 23 crianças atendidas, no Setor de Habilitação e Reabilitação Auditiva, foram realizadas entrevistas com os pais de 13 dessas crianças, totalizando 15 entrevistados, constituídos por 10 mães, 4 pais e uma avó. A maioria das entrevistas foi realizada somente com as mães, a partir da baixa adesão de outros pais ao estudo. As entrevistas foram do tipo semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra. Os dados foram analisados, segundo a análise de conteúdo de Bardin. Os pais receberam uma devolução ao final de cada entrevista. Como conclusão, perceberam-se certas dificuldades de alguns pais, tanto o pai quanto a mãe, em realizar seus exercícios enquanto pais e mães. Percebeu-se que alguns pais, mães e cuidadores não conseguiram sustentar seus papéis diante da dificuldade de lidar com um filho com deficiência auditiva, figura a qual foge ao perfil do filho imaginado. Nesse contexto, há maior problemática no que diz respeito ao lugar da mãe, seja por não ocupar seu lugar, ou por não permitir a entrada do pai na relação mãe e filho. Alguns pais têm dificuldade na colocação de limites. Quanto à deficiência auditiva, os resultados apontam que muitos dos pais entraram em choque com o diagnóstico da deficiência auditiva e reagiram conforme seus recursos psíquicos à elaboração do luto, como, por exemplo, negando. Diante de tais conclusões, espera-se que novos trabalhos sejam realizados envolvendo a interface Fonoaudiologia e Psicologia em relação à temática.