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O exercício materno e paterno em casos de crianças com deficiência auditiva

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ZANINI, ANGELICA COSTA.pdf (710.7Kb)
Data
2014-03-31
Autor
Zanini, Angélica Costa
Primeiro orientador
Kessler, Themis Maria
Primeiro membro da banca
Smeha, Luciane Najar
Segundo membro da banca
Fedosse, Elenir
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo teve por objetivos conhecer como ocorre o exercício paterno e materno diante de crianças com deficiência auditiva; investigar se há dificuldades no desempenho desses exercícios; assim como conhecer a visão dos pais (pais e mães) em relação à deficiência auditiva. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi realizada no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico, no Setor de Habilitação e Reabilitação Auditiva da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Em um total de 23 crianças atendidas, no Setor de Habilitação e Reabilitação Auditiva, foram realizadas entrevistas com os pais de 13 dessas crianças, totalizando 15 entrevistados, constituídos por 10 mães, 4 pais e uma avó. A maioria das entrevistas foi realizada somente com as mães, a partir da baixa adesão de outros pais ao estudo. As entrevistas foram do tipo semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra. Os dados foram analisados, segundo a análise de conteúdo de Bardin. Os pais receberam uma devolução ao final de cada entrevista. Como conclusão, perceberam-se certas dificuldades de alguns pais, tanto o pai quanto a mãe, em realizar seus exercícios enquanto pais e mães. Percebeu-se que alguns pais, mães e cuidadores não conseguiram sustentar seus papéis diante da dificuldade de lidar com um filho com deficiência auditiva, figura a qual foge ao perfil do filho imaginado. Nesse contexto, há maior problemática no que diz respeito ao lugar da mãe, seja por não ocupar seu lugar, ou por não permitir a entrada do pai na relação mãe e filho. Alguns pais têm dificuldade na colocação de limites. Quanto à deficiência auditiva, os resultados apontam que muitos dos pais entraram em choque com o diagnóstico da deficiência auditiva e reagiram conforme seus recursos psíquicos à elaboração do luto, como, por exemplo, negando. Diante de tais conclusões, espera-se que novos trabalhos sejam realizados envolvendo a interface Fonoaudiologia e Psicologia em relação à temática.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6569
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana [321]

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