Atividades corporais nos anos iniciais do ensino fundamental e sua influência nos processos de ensino-aprendizagem
Resumo
Para melhorar a qualidade de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental,
é imprescindível que as práticas docentes e as possíveis influências aos
processos de ensino-aprendizagem sejam analisadas. Dentre as funções
cognitivas relacionadas a estes processos, destaca-se, neste estudo, a
atenção. Na busca por recursos que possam atuar como influências ambientais
positivas no desenvolvimento da atenção, surge a hipótese de que as
atividades corporais podem ser uma ferramenta importante. Partindo de uma
fundamentação teórica e de uma aproximação à realidade escolar, observando
as relações das atividades corporais com a educação e com a saúde, foi
realizada uma análise das percepções de professoras dos anos iniciais sobre
as atividades corporais propostas e o tema saúde na escola. Após a realização
de entrevistas, foi possível perceber que a maioria das professoras acredita
que trabalhar atividades corporais nos anos iniciais é uma de suas atribuições,
embora algumas não se sintam preparadas para tal tarefa. Com relação à
educação em saúde, são identificadas as principais dificuldades percebidas
pelas professoras: a baixa condição de vida da família, a falta de apoio da
família, a falta de capacitação profissional dos professores, as dificuldades
particulares dos alunos e a necessidade de alfabetizá-los. Posteriormente,
objetivou-se investigar a influência de um programa de atividades corporais na
atenção de alunos do 2º ano do ensino fundamental. Os resultados deste
último estudo permitem inferir que um programa de atividades corporais pode
trazer benefícios para a atenção de escolares do 2º ano do ensino
fundamental, principalmente no âmbito da atenção alternada. Conclui-se que
as atividades corporais podem exercer uma influência positiva nos processos
de ensino-aprendizagem.