Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Temas geradores através de uma abordagem temática freireana como estratégia para o ensino de química e biologia

Thumbnail
Visualizar/Abrir
MIRANDA, ANA CAROLINA GOMES.pdf (3.129Mb)
Data
2015-01-27
Autor
Miranda, Ana Carolina Gomes
Primeiro orientador
Braibante, Mara Elisa Fortes
Primeiro membro da banca
Souza, Moacir Langoni de
Segundo membro da banca
Folmer, Vanderlei
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram representadas nos temas geradores. A obtenção de um tema gerador, segundo Freire (2014), ocorre por meio de uma investigação temática. Delizoicov (1990) sistematizou a investigação temática em cinco etapas: 1ª - levantamento preliminar da realidade, 2ª - análise das situações e escolha das codificações, 3ª - círculo de investigação temática, 4ª - Redução temática e 5ª - desenvolvimento do programa em sala de aula. Nesta pesquisa incorporamos uma 6ª etapa, a qual refere-se à avaliação da aprendizagem. Nesta perspectiva, o foco deste trabalho foi avaliar as implicações da utilização dos temas geradores na aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Para isso, primeiramente, realizamos entrevistas, visitas, pesquisas em fontes educacionais e governamentais. Os dados foram obtidos através de entrevistas e questionários aplicados a cerca de 150 membros da comunidade escolar, dentre eles: alunos do ensino médio, pais, professores, funcionários e moradores do entorno da escola. Dos resultados das duas primeiras etapas, emergiram os seguintes temas: violência, segurança, saúde, drogas, saneamento básico e infraestrutura. Na 3ª etapa, problematizou-se estes assuntos com toda comunidade escolar com o intuito de escolher o mais significativo, que foi Drogas . A partir deste tema gerador selecionou-se juntamente com os professores de Química e Biologia, os conteúdos necessários para a interpretação e compreensão desse tema (4ª etapa redução temática). A partir disso, desenvolvemos 2 blocos de estudos que foram aplicados a duas turmas de 3ª séries do ensino médio de uma escola pública da cidade de Santa Maria, RS, Brasil. Os dados desta parte da pesquisa foram coletados através de produções textuais, questionários, exercícios, elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs) e produção de mapas conceituais, e analisados através da análise de conteúdo, proposta por Bardin (1994). Os resultados desta pesquisa demonstram que a utilização do tema gerador na estrutura do programa escolar favorece o ensino de Química e Biologia, bem como uma formação mais crítica e cidadã dos estudantes.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6691
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde [171]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.